sexta-feira, 1 de abril de 2011

ACALME A MENTE!

Texto da revista Bons Fluidos - fev / 2002. (Texto Liliane Oraggio)

   A ansiedade é uma espécie de transe mental que pode até paralisar nessas ações. Saber lidar com esse turbilhão de pensamentos é a chave para ter clareza nas escolhas e viver o presente com otimismo e jovialidade.
Há uma espécie de ansiedade boa, que nos permite fazer planos para o futuro, projetar os próximos acontecimentos, prever ameaças e se defender a tempo.
Esse impulso faz parte do ser humano e é um dos mais eficientes instintos de preservação. Ser ansioso na dose certa nos coloca na direção da conquista de mais conforto, proteção, bem-estar, sucesso.
Significa ser curioso, motivado, inspirado por tudo que é novo e desconhecido.
   Porém, se você gosta de controlar tudo a sua volta, é perfeccionista, se preocupa muito com o futuro e é do tipo "bom coração", cuidado: esse é o perfil daqueles que são possuídos pela ansiedade exagerada, que, diferentemente da benéfica, embaralha as idéias e paralisa as ações: "A ansiedade é uma espécie de transe, em que a imaginação toma conta e impede de enxergar a realidade com clareza. As pessoas muito boas e preocupadas com os outros são alvo fácil de um turbilhão de pensamentos negativos, que impedem que vivam o presente", define a médica mineira Sofia Bauer, psiquiatra, psicanalista e especialista no tratamento dos distúrbios de ansiedade.
   A sensação de nervosismo diante de uma prova, de uma reunião decisiva, de um encontro amoroso é comum - o problema é qdo. esse sufoco persiste: "A ansiedade mexe diariamente com a respiração. A entrada e a saída de ar são prejudicadas, o coração fica apertado. Há a sensação permanente de angustia e pessimismo. Pois, se o ar não entra, a vida não entra. Por isso, quando perceber que está sendo tomado pela ansiedade, o primeiro passo é parar o que está fazendo e expirar e inspirar profundamente algumas vezes", explica a médica.


PENSAMENTOS POSITIVOS REJUVENESCEM:

  Quando as idéias negativas começam a se proliferar com pensamentos do tipo  "não vai dar certo", "não vou conseguir", "não sou bom o bastante para fazer isso", "não mereço" ou vierem à cabeça histórias trágicas, conversas imaginárias inteiras com perguntas e respostas, está na hora de interromper esse transe nefasto: "Primeiro respire. Depois tente substituir cada pensamento negativo por um positivo. Inclua em sua mente: "o melhor vai acontecer", "eu posso", "eu sei fazer", sugere Sofia Bauer.
Essa prática vai além dos efeitos da auto-ajuda. Mexe com a produção de hormônios e até rejuvenesce: "Quando as pessoas estão com os nervos à flor da pele e a ansiedade descontrolada, o corpo libera o cortisol, o hormônio do estresse. Em contrapartida, estudos científicos mostram que se imaginar em situações gostosas e recuperar boas lembranças baixa em 30% a produção dessas substâncias e aumenta a produção do hormônio de rejuvenescimento. Por essa razão, quem escapa das armadilhas da própria mente é jovial e encara a vida com mais leveza", diz a médica.
   Há vários níveis de ansiedade e ela pode até se transformar numa doença chama a síndrome do pânico, que ataca 7% da população mundial. Os principais sintomas são ter medo de sair de casa, encontrar pessoas, viver situações comuns do cotidiano. "Nesses casos, a ansiedade se junta ao esgotamento físico e uma sensação profunda de desproteção. Todos os medos são ativados. Para evitar que a ansiedade evolua até esse estado, fique atento aos próprios limites, não se sobrecarregue de preocupações ou tarefas, cuide da alimentação, do sono e respeite seu ritmo biológico", ensina Sofia Bauer, autora do livro Síndrome do Pânico (ed. Caminhos Editorial).

FÉ E PROTEÇÃO:

Nestes tempos de tanta incerteza e insegurança, há uma outra fonte potente de ansiedade: a sensação de desamparo, de sermos muito pequenos e impotentes neste mundo tão grande e  hostil. Por isso, além de cuidar do corpo e da mente, é preciso prestar atenção nas questões espirituais:
"De fato, quem acredita em Deus e cultiva sua fé acende em si a certeza de não poder controlar tudo, de que há algo maior nos protegendo e nos guiando em todas as situações. Com essa base, é mais fácil buscar a proteção dentro de si mesmo e prosseguir confiante. Os problemas não vão cessar, mas é possível não encará-los como fardos, mas como desafios para tornar a vida plena", conclui Sofia.

Amanhã, faça o teste e descubra seu grau de ansiedade e dicas, um kit antiansiedade, para usar na hora do sufoco!!! Até!
Bjins!

Nenhum comentário:

Postar um comentário