sábado, 2 de abril de 2011

ACALME A MENTE II:

Descubra seu nível de ansiedade:
    Segundo a psiquiatra mineira Sofia Baer, se você apresentar três ou mais destes sintomas por mais de seis meses, sua ansiedade está em alta e é hora de procurar ajuda médica ou terapêutica.

* sensação de cansaço ou de estar no limite;
* sensação de fadiga facilmente;
* dificuldade de concentração ou brancos na mente;
* irritabilidade;
* tensão muscular;
* dificuldade de dormir ou descanso insatisfatório durante o sono.


KIT ANTIANSIEDADE: PARA USAR NA HORA DO SUFOCO.

   Existem muitas formas de aliviar a angústia. Quando perceber que está ficando muito ansioso, não hesite em cuidar de si mesmo e reavaliar seus limites. Você pode escolher entre aromas, automassagem, banhos, chás, cores, alimentos e imagens positivas. Algumas práticas podem ser feitas a qualquer hora, em qualquer lugar e ser combinadas entre si.

IMAGENS QUE ACALMAM A MENTE.

   Por mais estressante que seja a rotina, sempre há maneiras de aliviar a tensão: "Tirar um minuto por dia para respirar, ouvir música, fazer uma pausa para o café com uma boa conversa são saídas rápidas que fazem a diferença", sugere Sofia Bauer, médica psiquiatra mineira, especialista no tratamento de pacientes ansiosos. Ela indica imagens que apaziguam a mente e relaxam o corpo.

Imagem 1:

   Sente-se num lugar silencioso e confortável por no mínimo cinco minutos. Respire e imagine que o ar entra e sai pelo seu coração, que toda a energia flui da cabeça aos pés.

Imagem 2:

   Imagine algo muito bom que você já viveu - um beijo na boca, um abraço, o gosto de um doce - e reviva a sensação de prazer envolvendo o corpo todo.


Imagem 3:



   Pense que você está sob uma cachoeira refrescante e cristalina. Imagine a água percorrendo todo o seu corpo e renovando as suas células.


SACIE A FOME E DIMINUA A ANSIEDADE

   Para muita gente, a válvula de escape da ansiedade é a comida. Não há uma fórmula mágica para resolver esse tipo comum de compulsão, mas você pode escolher o que comer quando vai enfrentar situações tensas.
"Café, Coca-Cola, chá preto devem ser evitados nessas ocasiões. Já todos os alimentos crocantes, como  a cenoura e frutas bem firmes, têm efeito anti-estresse, pois mastigar relaxa. Outra forma de se tornar menos ansioso é nunca fazer as refeições em menos de 20 minutos. Pois esse é o tempo de que o corpo precisa para ter a sensação de saciedade. Comer rápido dificulta a digestão e alimenta o círculo vicioso da ansiedade", ensina Karim Khoury, terapeuta holístico, de São Paulo, especialista em emagrecimento.
   "Ingerir alimentos pesados demais antes de enfrentar situações estressantes aumenta a ansiedade. Antes de uma prova, evite massas, carnes gordurosas e feijoada. Alimente-se com vitamina  de frutas com laranja, cenoura, mamão, iogurte, mel e aveia. É nutritivo, de fácil digestão e não engorda", indica Maria Cecília Corsi, do Centro de Orientação Nutricional de São Paulo.


   Segunda-feira, abordaremos: cores, aromaterapia, ervas e automassagem.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário