sexta-feira, 11 de março de 2011

HISTÓRIA DA SEMANA SANTA (PÁSCOA)

O Carnaval acabou. Já estamos nos encaminhando para a Semana Santa. Você sabe o que significa? Vamos descobrir juntos!
Do mesmo modo que o Carnaval, a Semana Santa é um período móvel, ou seja, não acontece todos os anos na mesma data. É o período, onde recordamos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Assim, 40 dias após o Carnaval, se inicia a Semana Santa, com o Domingo de Ramos. Segundo o Evangelho cristão, o Domingo de Ramos marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém para celebrar juntos aos discípulos o Pessach, ou Passovera, a Páscoa Judaica. Essa comemoração, que dura 8 dias, é uma das mais importantes do calendário judaico, pois marca a libertação dos israelitas, do domínio do faraó Ramsés II, do Egito. Nesse dia, Jesus foi aclamado pelo povo como Messias, que preparavam sua passagem forrando o chão com ramos de oliveira ou palmeiras, daí o nome adotado (Domingo de Ramos). 
Na quinta-feira seguinte, Cristo ceou com seus apóstolos (A Última Ceia), seguindo a tradição judaica do Sêder de Pessach; na sexta-feira, Sexta-feira Santa, relembramos a paixão e a morte de Cristo crucifixado; no sábado _ também, conhecido como Sábado de Aleluia_ nos recolhemos para meditar em Jesus Cristo sobre a superação do próprio sofrimento e sepultar tudo o que nos distancia da vida: a culpa, as ofensas, as mágoas, os ressentimentos, a irritação...
O Domingo de Páscoa, segundo a tradição cristã, é o dia da ressurreição de Jesus. É um dia de celebração! Celebramos a Vida! No momento que desejamos Feliz Páscoa uns aos outros, de coração, a nossa vida também se renova! 
A Páscoa nos traz uma mensagem de Luz, de Esperança! Nos ensina que Cristo, sempre, ressurge nas nossas vidas apontando novos caminhos , transformando "em êxito o que parecia perdido", iluminando com Sua presença toda e qualquer escuridão.


SEMANA SANTA EM 2011:


17 de Abril- DOMINGO DE RAMOS;
21 de Abril- QUINTA-FEIRA SANTA;
22 de Abril- SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO;
23 de Abril- SÁBADO DE ALELUIA;
24 de Abril- DOMINGO DE PÁSCOA.



Dede já, Feliz Páscoa, amigos! Muita Luz!
Beijos!



Texto baseado em diversas fontes. Destaque para as notas colhidas no livro "Viver a Páscoa", de Anselm Grün, Edições Loyola, 2003, consultado em:
http://www.franciscanos.org.br/noticias/noticias_especiais/pascoa_06/paixao.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário