quinta-feira, 17 de março de 2011

CHÁS II:

Cont. do Guia de chás.
Fonte: A Dieta do Yin e do Yang para gordos, magros e instáveis, de João Curvo, Ed. Rocco.


* CAMOMILA (Matricaria chamomilla ou Anthemis nobilis):
Usada em casos de insônias, sônos agitados e nervosismos. Diminui tensões musculares.
Indicadas para lactentes, adultos e idosos. Pode ser usada em tensão pré-menstrual combinada com hortelã ou angélica.
Usada, gelada, em forma de compressa sobre os olhos, desincha as pálpebras e diminui as olheiras.
Como recheio de travesseirinhos, acalma e restaura as energias.
A Camomila é usada ainda, para limpar o astral do ambiente, devendo para esse fim, ser plantada ao redor da casa ou colocada seca em um cachepot.

Preparo: 2 colher de café das flores da camomila em uma xícara de água fervente. Abafar.

Na utilização em compressas, use gelado.

* CANELA (Cinnamomum zeylanicum):

A canela é tonifcante, estimulante e afrodisíaca. Induz o calor e a sudorese. Ajuda na iliminação de mucos respiratórios e atua, ainda no trânsito digestivo, nas sensações de peso no estômago, nas tensões pré-menstruais que geram cólicas e frio. NÃO UTILIZE EM CASO DE GASTRITE, SENSAÇÃO DE QUEIMAÇÃO NO ESTÔMAGO, AZIA, AFTAS, AGITAÇÃO OU INSÔNIA!!!!

Preparo: Despeje meio litro e água fervente sobre 1 colher de sopa das cascas de canela quebadas e deixe abafar por 10 minutos. Seu efeito é potencializado com gengibre e cravo.

* CAPIM-LIMÃO ou CAPIM-CIDREIRA (Cymbopogon citratus)
Calmante, analgésico, antipasmódico e auxiliar digestivo. Pode induzir a sudorese. Minha tia-avó gostava que tomássemos antes de dormir com uma rodelinha de limão ao fundo da xícara. O sono vinha tranqüilo!

Preparo: 1 punhado de capim-cidreira para 1 litro de água. Ferver 3 minutos em fogo baixo, desligar e deixar abafado um pouquinho.

* CARQUEJA (Baccharis trimera)
Por ser diurética  e digestiva, essa erva auxilia no emagrecimento. Diminui a vontade de comer doces. Depurativa do fígado, rins, baço-pâncreas.

Preparo:  1 colher de sopa da planta seca (A planta toda, segundo o livro) pode ser aproveitada para chás) para  1 litro de água. Ferver 3 minutos em fogo baixo e abafar.

Nota: Não consigo beber esse chá! Acho muito amargo!

* CASCA DE ABACAXI
A casca do abacaxi cozida em água por 5 ou 10 minutos, transforma-se num ché delicioso, que pode ser tomado como refresco. Se quiser acrescente folhinhas de hortelã, fica mais gostoso e refrescante! É diurético e trata halitose.
Se quente, ao invés da hortelã, acrescentar canela ou gengibre, aquece, removendo mucos respiratórios. Age como diurético, também, nesse caso.

Preparo: Lavar bem a casca com água e uma escovinha destinada a esse fim. Ferver 1,5 litros de água em panela semi- aberta e cozinhar em fogo baixo a casca correspondente a um abacaxi. Se a tampa estiver totalmente aberta, a cozinha receberá o aroma do abacaxi, mas o chá ficará sem gosto. O tempo de cozimento varia de acordo com a fruta.

* CASCA DE CHUCHU
Esse chá é diurético, refrescantee digestivo. auxilia em casos de hipertensão e inchaço nas pernas.

Preparo: Ferver em fogo baixo a casca de 1 chuchu em 1/2litro de água, por 5 minutos. Combina com hortelã.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Não faça uso dos chás, sem antes conversar com seu médico. Os chás, podem  apresentar efeitos colaterais. Cuidado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário