domingo, 13 de fevereiro de 2011

CONHECENDO O FENG SHUI:


Você já deve ter ouvido falar sobre Feng Shui, não? Muito divulgado no Ocidente, através de revistas, jornais, programas e palestras; essa ciência é conhecida e praticada há milênios no Oriente. As informações chegam, na maioria das vezes de forma fragmentada, desconexa até... E você se pergunta: afinal, o que é Feng Shui?

Como é uma ciência muito complexa, faremos várias postagens sobre o assunto, prometo. Afirmo, entretanto, que é um estudo permanente; visto que, apenas agora, muitos conhecimentos estão chegando a nós ocidentais... São pergaminhos antigos em papel de arroz que são descobertos e seus ensinamentos descortinados... Colocarei, também, uma bibliografia básica, caso queiram aprofundar seus conhecimentos, ok? Vamos começar?

Feng Shui é sistema científico e filosófico, originado da cultura taoísta. Teve seu apogeu na Dinastia T'ang (618-960 d.C.), onde a busca pelo equilíbrio e a harmonia ambiental_ propósito maior dessa ciência _ foi tida como meio para atingir o bem-estar pessoal e familiar. Naquela época, era conhecido como K'na Yu, Caminho do Céu e Caminho da Terra.

Em mandarim, sua pronuncia correta é "Fong Chuê"; termo de origem chinesa, que significa, literalmente, vento e água. Em outros países da Ásia, como o Japão (fūsui), a Coréia (pung-su) e o Vietnan (phong-thùy) os ideogramas (風水) que o representam se repetem. Na pronúncia americanizada temos Feng Shui. Na verdade, Feng Shui é um som onomatopaico, ou seja, visa reproduzir o som que faz o vento e a água correntes. Na língua portuguesa, embora não usemos esse recurso, seria algo como, "Fúúú Chuá".

Feng Shui, a partir do estudo do ambiente, visa orientar o fluxo do C'hi _ pronuncia-se tchi_ e equilibrar _ através de alterações arquitetônicas, uso de cores e formas e reposicionamento de alguns objetos_ as forças yin e yang. Conserva-se, e até potencializa-se, as influências positivas encontradas e neutraliza-se as negativas, de maneira a beneficiar as pessoas que nele circulam.

Não é uma crença, uma religião, embora dela tenha se originado, como já vimos acima. É antes de tudo, uma observação atenciosa do entorno que nos envolve.

De forma, ainda que intuitiva, percebemos a influência dos lugares sobre as pessoas. Você já deve ter se sentido bem em um determinado local, embora, conscientemente não houvesse motivo para tal, não? Do mesmo modo, o inverso, também, já pode ter lhe ocorrido...

Antes, de abordarmos as três escolas mais difundidas dessa técnica e algumas dicas valiosas, proponho uma pequena reflexão:

a) Por que certas áreas nos causam sensações boas e outras não?

b) Por que alguns imóveis são pouco ou nunca ocupados? Porque existem casa em que não param moradores? E as casas tidas como "casas-fantasmas", como as explicar? Seria tudo lenda, crendice?

c) Por que em alguns locais, os moradores vivem com problemas de saúde ou afetivos ou financeiros constantemente? Trocam-se os moradores, mas os problemas permanecem os mesmos...

d) Por que existem lojas, independente do tipo, que embora sejam nítidos os esforços de seus proprietários, não vão pra frente, prosperam?

Nos próximos posts, focaremos assuntos que poderão ajudá-lo a responder essas e outras perguntas.

Até!



“ Somente em sintonia com o ritmo da natureza podemos encontrar a paz necessária para conduzir nossas vidas purificadas e sensíveis ao meio ambiente e essência sagrada de tudo que nos cerca”.

Soshitsu Sem XV



Um comentário: